Home / Brasil / “Trocas de territórios” foram sugeridas

“Trocas de territórios” foram sugeridas

sem acordo definido Segundo o líder americano, a guerra na Ucrânia terminará com trocas de território e garantias de segurança

Marta Portuga, da Abstraty
16/08/25 às 01:50 | Atualizado 16/08/25 às 02:05

Em 11 de agosto de 2025, Trump disse em uma coletiva de imprensa que “Ucrânia e Rússia teriam que trocar territórios pela paz” e que sua reunião com Putin serviria como uma avaliação inicial do que seria possível negociar.

Ele também afirmou que isso seria feito “pelo bem da Ucrânia” e mencionou que “haverá alguma troca de terras”, embora nem a Rússia nem a Ucrânia tenham demonstrado interesse nesse tipo de concessão.

Próximo à cúpula com Putin (realizada em 15 de agosto de 2025), Trump disse que “caberá à Ucrânia decidir quais terras dar à Rússia”, destacando que ele não negociaria em nome de Kiev.

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que Trump concordou que a Ucrânia deve ser parte de qualquer negociação sobre concessões territoriais — e somente o presidente Zelenskyy tem autoridade para isso.

No encontro em 15 de agosto, Trump e Putin não fecharam nenhum acordo concreto sobre cessar-fogo ou mudanças nas fronteiras. Trump declarou que não foi fechado nenhum acordo: “Agora cabe ao presidente Zelenskyy resolver isso”.

Embora Putin tenha mencionado ter chegado a algum tipo de “entendimento”, não foram detalhadas quaisquer concessões territoriais acordadas.

A frase não corresponde aos fatos atuais

Não há qualquer evidência de que Trump tenha afirmado ter chegado a um “acordo amplo” com Putin sobre trocas de terras. O que existe são propostas ou sugestões vagas, sem concretização nem autorização ucraniana. A narrativa de um acordo consolidado não reflete o conteúdo das declarações ou dos eventos confirmados.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *